Swipe to the left

Vitrine D&D: arte & tramas em sintonia!

Vitrine D&D: arte & tramas em sintonia!
24 de maio de 2023

Quando a arte e as tramas se encontram, o resultado é surpreendente. Não hesitamos em propor o desafio de unir, em nossa vitrine na loja Shopping D&D, as duas pontas desta história ao escritório Almada Arquitetura @almadaarquitetura, comandado pelo arquiteto Enrico Barone e pela designer de interiores Lucia Blum.

O ponto de partida é o rico acervo da by Kamy Arte, nossa unidade criativa responsável por interpretar no têxtil, com exclusividade e respeito às obras originais, o valiosíssimo patrimônio artístico de grandes nomes da arte brasileira, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Niobe Xandó, Gilvan Samico e Regina Silveira.

Deste acervo, em particular, Enrico e Lucia selecionaram peças de Niobe e Samico, dois artistas brasileiros talvez não tão conhecidos do público em geral como Tarsila e Di Cavalcanti, mas cuja contribuição para a arte brasileira igualmente transcende gerações.

Pintora, desenhista e escritora autodidata, Niobe (1915-2010) estabeleceu um extenso legado em diferentes vertentes artísticas, desde as primeiras obras figurativas até a renomada temática das máscaras, uma das suas criações mais expressivas.

Por sua vez, Samico (1928-2013) é considerado pelos especialistas como um dos maiores expoentes da xilogravura brasileira e conhecido pelas notáveis criações a partir da sua interpretação das lendas e elementos indígenas.

A partir dos arazzos destes artistas, Enrico e Lucia compuseram uma vitrine capaz de transmitir o clima de uma galeria de arte, sobretudo ao trazer para a cena elegante composição com o banco e a luminária de piso, reservando o espaço como um ponto obrigatório de contemplação das grandes obras expostas na vertical. Paralelamente, o grafismo do tapete do piso acrescenta ao espaço uma ideia vintage.

Ficaram curiosos para saber exatamente quais peças foram utilizadas nesta vitrine? Confira abaixo:

Tapeçaria Arazzo Niobe Máscaras XLVI

Em projeto conjunto com a artista Niobe Xandó, sob curadoria de Francesca Alzati, a by Kamy selecionou peças icônicas que foram transformadas em arazzos, tapeçarias exclusivas para paredes. Assim como a Tapeçaria Arazzo Niobe Máscaras XLVI, cada uma das peças é produzida à mão por experientes artesãos chineses por meio de um estudo minucioso e exclusivo para a by Kamy. Esse e outros preciosos arazzos representam fielmente as obras de Niobe e respeitam a delicadeza do desenho em sua interpretação têxtil, rica em detalhes e suntuosa. Uma obra de arte para ser exposta exclusivamente em paredes!


Tapeçaria Arazzo Samico A Fonte e Tapeçaria Arazzo Samico Detalhe a Conquista II

Sob a curadoria atenta de Daniella Bauer, a by Kamy selecionou alguns dos trabalhos mais importantes do artista Gilvan Samico, desenvolveu arazzos exclusivos, a exemplo das obras Tapeçaria Arazzo Samico A Fonte e da Tapeçaria Arazzo Samico Detalhe A Conquista II. O trabalho respeita a delicadeza dos traços, linhas e cores do trabalho deste grande artista, um dos maiores expoentes da xilogravura brasileira. Esta nova leitura têxtil valoriza e promove a expansão da arte no mundo, perpetuando, agora em um novo material, o trabalho singular de Samico.


Tapete Kilim Matite Mix Multi

Criado pelo BRESTUDIO em parceria com a by Kamy, o tapete Kilim Matite representa o colorido de uma caixa de lápis.… Sim, aquela mesma que usamos para rabiscar as nossas ideias foi o que inspirou o design deste tapete. Lado a lado, dezenas de lápis formam um padrão geométrico, esguio e elegante. O degradê das cores aplicadas ao tapete também simboliza a variedade de tons que a própria caixa possui!


Confira no @bykamy o papo exclusivo que a nossa equipe bateu com os profissionais da Almada Arquitetura sobre a vitrine e inspire-se!

Whatsapp