Swipe to the left

1º Prêmio Adriana Adam de Design e o papel da by Kamy!

1º Prêmio Adriana Adam de Design e o papel da by Kamy!
15 de março de 2022

Para que o seu ciclo criativo se mantenha em constante evolução, a by Kamy acredita ser fundamental estar próxima dos novos talentos do Design e da Arquitetura, conectando as diferentes gerações por meio do design.

É preciso ser coerente na prática e, por isso, estreitamos nossos laços em diferentes frentes, contribuindo de diferentes formas com a formação e dando visibilidade à criatividade destes talentos.

Esse discurso bem claro e visível nas ações da marca nos proporcionou a honra de ser uma das três empresas nacionais convidadas para serem as grandes parcerias do 1º Prêmio Adriana Adam de Design em 2021.

A história de Adriana Adam nos arrebatou de primeira, pois se alinha perfeitamente com o que acreditamos e buscamos incentivar dentro da by Kamy. Designer e empresária nascida na Romênia, mas brasileira em sua essência, Adriana sabia descobrir e incentivar talentos como poucos em sua geração nas décadas de 1970 e 1980, mas infelizmente não teve este reconhecimento em vida.

A grandeza desta história, no entanto, não passaria por muito tempo batida. O olhar sensível e aguçado de um dos maiores nomes da arquitetura e design mundial, o italiano Gaetano Pesce, foi determinante para que este legado não caísse no esquecimento.

Pesce se provou, ao longo dos mais de 50 anos de carreira, um incansável pesquisador. Experimentou diferentes materiais, formas e maneiras de aplicá-los no mobiliário cotidiano, resultando em criações icônicas como as poltronas Up (B&B Itália) e I Feltri (Cassina), entre muitas outras.

Essa incessante busca por novas formas de materializar seu talento o levou a diferentes lugares e a conhecer diferentes pessoas pelo mundo, aproximando-se de talentos como o de Adriana no Brasil.

A comunicação entre os dois, durante décadas, sempre foi farta, permanente, intensa. Por pouco, não acabou se materializando em uma torre de apartamentos construída em São Paulo. Mas se efetivou em um pequeno conjunto de casas que o arquiteto construiu na Bahia, num projeto não menos criativo que o constante imaginário de ambos.

Apesar da distância cronológica, Gaetano assumiu a missão de reverenciar a memória de um dos nomes mais importantes da história do design brasileiro, convocando jovens designers de todo o Brasil para apresentar seus projetos em um concurso sob a curadoria do jornalista e crítico de design, Marcelo Lima.

Além do apoio direto ao Prêmio, acreditamos que nós mesmos poderíamos acrescentar uma ‘pitada’ de Adriana Adam ao buscar talentos que pudessem materializar sua verve criativa por meio da tecitura – resultado na exposição Design & Paixões: Adriana Adam na última edição do DW! São Paulo Design Week.

Com mais de 400 projetos inscritos, o júri composto por profissionais e acadêmicos do Brasil e do mundo selecionou três vencedores que receberão premiações em dinheiro, além de uma viagem para participar da Semana de Design de Milão na Itália.

A by Kamy terá a honra de desenvolver o protótipo do primeiro colocado, o designer Ricardo Lanfredi Peruzzolo, natural de Getúlio Vargas-RS e estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Ricardo conquistou os jurados com o espelho de piso Guillotine, cujo design se inspira na temida guilhotina, aparelho de decapitação mecânica muito utilizado durante a Revolução Francesa no final do Século XVIII.

Apesar do aparente ‘choque’ que esse aparelho naturalmente emana, Ricardo o escolheu como inspiração justamente pela capacidade de impacto no ambiente em que está inserido, embarcando nele um elemento que transmita uma crítica e gere reflexão.

Esse elemento é justamente o espelho, uma abordagem crítica ao dano potencial que a idealização do que seria um corpo ‘perfeito’ pode provocar nas pessoas, sobretudo ao contrastarem esse visual inatingível com a aparência atual.

“Unindo a função do objeto (a de ser um espelho e refletir a aparência e o corpo), com sua inspiração formal (um aparelho de morte, dor e sofrimento), conseguimos transformar um simples objeto de decoração em um alerta sobre os perigos da obsessão pelo ‘corpo perfeito’, assunto de extrema relevância nos dias atuais e, principalmente, com a era das redes sociais digitais”, explica Ricardo.

Além de materializar o brilhante projeto de Ricardo, vocês já sabem que a by Kamy não costuma fugir dos desafios, pelo contrário, corremos atrás deles! Trabalhamos dia e noite, contra o relógio, para viabilizar a exposição desta peça durante a Semana de Design de Milão deste ano.

Se tudo correr como esperamos, será uma maneira ímpar de exaltar os jovens talentos do design brasileiro no palco mundial do design e, acima de tudo, a melhor forma de reconhecer e agradecer Pesce pela sua iniciativa.

Confira o evento de premiação do dia de hoje (15) no Shopping D&D:

Muito obrigado, Ricardo!

Muito obrigado, Adriana!

Muito obrigado, Gaetano!

Whatsapp