by Kamy na CASACOR São Paulo 2021
Em setembro, fomos presenteados com a oportunidade de desembarcar em Milão-ITA e mostrar ao mundo toda a expertise têxtil da by Kamy na maior e mais importante semana de design do mundo.
Poucas semanas depois, aqui estamos para celebrar a presença na CASACOR São Paulo 2021, por certo, a mostra de arquitetura e decoração mais importante da América Latina, pois reúne ambientações projetadas e apoiadas pelos profissionais e marcas mais importantes da área.
Aberta para visitação até o feriado dia 15 de novembro, a CASACOR nesta edição deixa o tradicional palco do Jockey Clube para chegar ao chamado Parque Mirante, que integra o complexo do Estádio Allianz Parque na Zona Oeste de São Paulo/SP.
Ao todo, são 56 ambientes distribuídos entre projetos de casas, estúdios e ambientes que partem do tema ‘A Casa Original’, conceito escolhido pela organização para nortear a criação dos espaços a partir de um resgate à ancestralidade e a simplicidade das nossas residências como refúgio.
A by Kamy é, mais uma vez, uma das marcas que apoiam a CASACOR e, sobretudo, os profissionais e escritórios participantes, dando vazão às ideias que eles trazem até nós para, com nossa sabedoria em tecer histórias, darmos vida aos ambientes junto com eles.
Particularmente nesta edição, buscamos evidenciar todo o potencial da nossa unidade criativa 360º, a by Kamy Verde, que promove o upcycling de sobras e recortes de tapetes e os transforma em novas peças, únicas e exclusivas, entre tapetes, tapeçarias, pequenos móveis e acessórios
Graças aos nossos parceiros, temos a honra de levar a marca by Kamy a 14 ambientes nesta edição! Confira:
ARTHUR GUIMARÃES @arthurguimaraesarchitects
Lounge Comandante Rolim Amaro
No ambiente que marca a entrada da mostra, o arquiteto propõe um lounge de primeira classe para os visitantes “se sentirem em casa”. Com sala de estar e jantar, adega climatizada e lavatórios, o espaço de 110 m² apresenta se destaca pela contemporaneidade. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Em parceria com a by Kamy Verde, o arquiteto desenhou o tapete Madras Mix Explorer (5,00 x 4,00 m), confeccionado manualmente pela equipe do ateliê com a mistura de três fibras naturais, Madras (lã nas cores beige e preto) e Hemp. O nome do tapete se inspira no tema da mostra, a exploração inerente do ser humano.
Além deste, Arthur também selecionou o tapete Arua Juta 1 Aubergine (3,00 x 2,00), cujo faz referência a uma tribo indígena do Brasil. Confeccionado em tear manual, o tapete é tecido como se fosse tricotado a partir de fios de Juta, o que confere a peça uma identidade rústica, não uniforme, devido ao alto nível de absorção de sua matéria prima, além de beleza e naturalidade.
BC ARQUITETOS @bcarquitetos
Casa Alva
Os sócios e arquitetos Bruno Carvalho e Camila Avelar apresentam uma casa de 180 m², construída em estrutura metálica desmontável, como uma caixa monocromática. A casa de traços simples traz elementos delicados e sensoriais, representados por recortes, curvas e texturas que, aos poucos, revelam os espaços (living, cozinha, escritório, suíte, spa e piscina), integrados e conectados pela natureza, a água, o vento e a luz. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Para este ambiente minimalista, a dupla escolheu dois exemplares do tapete Linen TC1468 Off White, um de 3,70 x 3,00 m e outro de 5,64 x 3,30 m. A coleção Linen TC reúne o que há de mais puro em termos de cor e brilho. Feito de fibra de linho, fibra que foi descoberta há mais de 8.000 anos a.C., conforme registros históricos, teve seu uso constatado até em construções de moradias pré-históricas, hoje é aplicado com maestria nos tapetes. Ecológico e sustentável.
BEATRIZ QUINELATO @beatrizquinelatoarquitetura
Estúdio Terra
O loft da arquiteta que estreia na mostra é um convite ao resgate da sensação de “pé no chão”, relaxamento e contato com a mãe terra; um retorno às raízes e ao significado de essencial. Os tons terrosos nos revestimentos e a decoração monocromática permeada pelo verde das plantas acolhem o visitante. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Para aperfeiçoar esta sensação ‘pé no chão’, Beatriz escolheu nosso tapete Tupy 2 Juta Mix Rust (3,50 x 2,50 m), feito 100% em Juta de Hemp, que acrescenta um toque rústico e natural perfeito para o espaço.
ÉRICA SALGUEIRO @ericasalgueiroarquitetura
Espaço Kairós
A nova rotina pós-pandemia e o deus grego do tempo oportuno, Kairós (aquele que não é baseado em horas e sim em momentos de relaxamento e felicidade), são a grande inspiração da arquiteta na suíte master com sala de banho e home office, de 68 m². Na contramão do agito urbano, ela apresenta um ambiente que privilegia os sentidos, o bem-estar, as referências afetivas, a gratidão e o resgate da qualidade de vida. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Lançamento da by Kamy, o tapete Roseta Max Beige-Off White (3,00 x 2,50 m) se inspira na Antiguidade, mais precisamente o Egito Antigo, onde os hieróglifos eram o alfabeto. Cada desenho representava uma letra ou um significado. A Pedra de Roseta é em fragmento todo entalhado com hieróglifos, com linhas de desenhos e simbolismos. A coleção Roseta da by Kamy segue essa ideia: formas e grafismos diferentes, como escritas em um papiro, dispostos em linhas criam o design cheio de detalhes desse tapete feito na Índia.
Fabiana Ferré @fabianaferre.interiores
Alameda Jardins
Construído em uma área de passagem, o jardim contemplativo assinado pela designer de interiores e paisagista dispõe de um estar externo com pergolado. No caminho da sustentabilidade destacam-se a escolha por materiais recicláveis como o piso da pérgula e os tijolinhos da parede produzidos a partir de lama e resíduos de lâmpadas fluorescentes. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Por se tratar de uma área externa, o ambiente necessitava de um tapete específico para esta finalidade sem deixar de lado a beleza e o design. E a resposta é o tapete Oásis Pet 1 Beige-Off White (4,00 x 3,00 m), feito à mão na Índia em 100% poliéster. Bicolor, a peça possui um desenho modular de fácil leitura, além de se tornar uma opção prática e versátil, pois pode ser utilizada dos dois lados.
Flávia Cardim @flaviacardim
Hall e Escadaria
Em sua primeira participação na CASACOR, a arquiteta resgata a linguagem vintage dos anos de 1970 com um leve toque de design clássico no hall de 55 m². O aparador Pierre Cardin é um dos destaques. Tons terrosos marcam presença na palhinha natural que reveste as paredes e nas poltronas. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Reforçando essa paleta em tons terrosos com um tom de dourado mais escuro, o tapete Dhurie Juta Plain Gold (6,00 x 3,15 m) é o complemento perfeito para este ambiente, agregando compostos a típica tecitura em Juta de Hemp. Apesar de apresentar tonalidades diversificadas em sua extensão, devido a absorção da matéria-prima natural, isso não deve ser considerado como um defeito, mas sim como exclusividade, uma vez que cada peça será absoluta em sua criação.
Estúdio Guto Requena @estudiogutorequena
Casa LG ThinQ
Em parceria com o estúdio Pax.Arq, este projeto open-source de fabricação digital une design, arte, tecnologia e sustentabilidade em uma casa conectada com o futuro. Construída com chapas de compensado naval de pinus, usinadas em máquina CNC e montada por encaixes que permitem uma obra limpa, rápida e sem resíduos. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Neste projeto inovador, o escritório selecionou um trio de respeito da by Kamy! Além do belo degradê do tapete Dhurie Juta Degrade Mix Salvia (4,00 x 3,00 m), o espaço conta com um par de carpetes em grandes metragens, sendo um do Nylon Modena Cor 75 (18m²) e outro do Revolution® Cor 1290-2035 (90m²).
Henrique Freneda @henriquefrenedaoficial
Eternidade por um Fio
Inspirado em Karim Rashid, o designer de interiores investe em formas orgânicas para definir a marcenaria e o mobiliário de sua sala de estar. As paredes arredondadas em madeira ripada que toca o teto (com iluminação que lembra os raios de sol) conferem aconchego. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Os tapetes circulares, por si só, são majestosos porque destacam o que está acima deles. Henrique, no entanto, escolheu para seu living um tapete que vai além. O tapete Avatar Gaia (4,00 x 4,00 m) assinado por Thiago Santa Cruz, é um convite ao olhar e encanta pelo encontro de cores e formas geométricas.
Luciana Paraíso Arquitetura @lucianaparaiso
Livraria
Com 52 m² e um forro que desenha três abóbadas no pé-direito duplo, o ambiente tira proveito do momento recente delicado, em que ficamos mais em casa, para resgatar o prazer de hábitos como a leitura, em um espaço que exala contemplação e sensação de estar em casa. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Para ser um dos protagonistas do living, Luciana e by Kamy desenvolveram um tapete totalmente novo, o Zili Island Organic (2,65 x 1,65 m). Desenvolvido manualmente pela by Kamy Verde, seu formato orgânico se harmoniza com o conceito de design do mobiliário. A peça foi construída com partes de Zili e detalhes em Soumak, Dhurie Dali e Viscose Morgana.
Paco Alvarez @casaatica
La Gruta
A busca do lar e dos espaços de trabalho ancestrais costuram os 35 m² da sala criada para acolher os jornalistas durante a mostra. As paredes são revestidas de palha de palmeira (mesmo material aplicado no forro) e uma argila com textura de adobe. O mobiliário e as luminárias são peças feitas à mão, produzidas localmente por artesãos. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Com tantos materiais da natureza e feitos à mão ao redor, a escolha de Paco pelo tapete Guarany 1 Juta Mix Brown (3,00 x 2,50 m) soa natural. Confeccionado artesanalmente em 100% Juta de Hemp, é um toque rústico e moderno para um ambiente contemporâneo.
PAULO AZEVEDO @pauloazevedodesign
Living do Apartamento
Inspirado nos luxuosos imóveis no estilo Art Dèco que marcaram as metrópoles nas décadas de 1930 e 1940, o living assinado por Paulo Azevedo traz uma base masculina e tecidos nobres (veludo espanhol nas paredes e seda pura no sofá e nas cortinas. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Para este ambiente, o arquiteto selecionou o tapete Aloe Symmetry, ambientado como carpete, uma peça única e exclusiva, com referência às geometrias do Art Dèco. Medindo 8,50 x 6,00 m, a peça foi produzida manualmente pelos profissionais do ateliê by Kamy Verde em quadrados e círculos, usando fragmentos de Aloe e Hemp, fibras nobres do Nepal.
Pedro Luiz de Marqui @pedroluiz.demarqui
Estúdio Liberdade
O estúdio de 60 m² marca a estreia do arquiteto na CASACOR, que se afastou das tendências para manter a liberdade criativa, apegando-se ao emocional, lúdico e extravagante. Mármore brasileiro, cimento, alumínio, bronze, tecidos de lã e veludo e detalhes em barro e madeira estão entre suas escolhas. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Ousado como seu espaço, Pedro Marqui traz assinaturas importantes das prestigiosas marcas Seletti e Nani Marquina, distribuídas no Brasil pela by Kamy. Confeccionado em lã na Índia, o Do-Lo-Rez (2,72 x 1,83 m) é constituído por fragmentos quadriculados de tonalidades avermelhadas.
Já o tapete Egg Printed White-Yellow (2,08 x 2,03 m) fabricado na Itália é decorado com imagem que possui uma qualidade sem precedentes de resolução e incrível delicadeza.
Studio Costa Azevedo @studiocostaazevedo
Sala Bayac
O home office, que ganhou destaque com a pandemia, foi o espaço escolhido como tema do projeto dos arquitetos Josemar Costa Jr. e André Azevedo. Essa sala multiuso, desenvolvida pela dupla, destaca-se pela arquitetura contemporânea de linhas retas e emprego de marcenaria funcional. (Conceito por casacor.abril.com.br)
Para acrescentar um dinamismo à paleta predominante neutra do espaço, a dupla de arquitetos escolheu o tapete Dhurie Naïf 2 Off White-Silver (4,00 x 3,00 m) – inspirada na delicadeza da arte Naïf, é uma obra de arte para o piso deste espaço.
Très Arquitetura @tresarq
Aconchegos Portinari
Aconchegos Portinari. Assinado pelas arquitetas Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, o projeto ocupa uma área de 200 m². A escolha assertiva e equilibrada dos elementos naturais aliados às cores neutras resultou em um ambiente acolhedor e confortável. (Conceito por casacor.abril.com.br)
O trabalho desenvolvido com a Très Arquitetura nesta CASACOR é um case de sucesso: nada mais nada menos que três tapetes selecionados, sendo que dois foram desenvolvidos exclusivamente para a mostra por meio do upcycling manual da by Kamy Verde: o Aloe Mix Large (7,00 x 4,50 m) e Soft Panda Off White Orgânico (4,50 x 3,50 m).
Complementando o conjunto, também foram selecionados o tapete Linen TC146 Natural (5,00 x 2,60 m) e objetos da Ichendorf Milano da by Kamy Home.
Quer saber mais dos tapetes utilizados nesta CASACOR São Paulo? Confira aqui nossa vitrine especial com vários dos modelos escolhidos pelos arquitetos e designers de interiores para a mostra!
Depois deste aperitivo de textos e fotos, acho que você ficou curioso para ver tudo em vídeo, certo? Neste domingo (3), vai ao ar no @bykamy um IGTV especial sobre todos os ambientes que marcamos presença na CASACOR. Não perca!