Swipe to the left

by Kamy na Semana de Design de Milão 2023

by Kamy na Semana de Design de Milão 2023
19 de abril de 2023

Sete dias podem parecer uma eternidade, mas na Semana de Design de Milão, a mais importante do mundo, cada segundo importa. Afinal, seja nos pavilhões do Salão do Móvel, seja nas atrações espalhadas pela cidade, sempre haverá uma novidade para ser vista e apreciada.

O problema mesmo é conseguir se programar e se desdobrar pra ver TUDO que a capital mundial da moda e do design tem para nos mostrar entre lançamentos e tendências para os próximos meses.

Pelo terceiro ano consecutivo, a by Kamy terá a honra de representar a tecitura brasileira na vitrine mais importante do design mundial, integrando as exposições promovidas pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro.

Estaremos presentes tanto no Salão do Móvel (também conhecido como Salone del Mobile ou iSalone) quanto no Fuorisalone. O Fuori começa junto com a Semana de Design na segunda-feira (17), enquanto o Salão abre oficialmente na terça (18). Ambos encerram a programação no domingo (23).

Vamos conhecer o que a by Kamy preparou para cada um destes eventos? Então vamos lá:

SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO / SALONE DEL MOBILE / ISALONE

No iSalone, preparamos uma seleção de tapetes, tapeçarias e arazzos, representando o passado, presente e futuro da nossa marca. Muito utilizados nos processos criativos de diversas áreas, mas principalmente na arquitetura e decoração, a ideia visual dos moodboards serviu de inspiração para o conceito da nossa exposição.

O moodboard é um recurso criativo que ajuda a pré-visualizar o clima e o estilo que o projeto vai tomar a partir das desejadas combinações de materiais, dispostos lado a lado ou levemente sobrepostos.

Quantas vezes vemos arquitetos e decoradores colocarem uma amostra de tecido sobreposta por um pedaço de madeira e ao lado de um azulejo estampado, entre outros elementos decorativos. Assim fica muito mais fácil compreender o que orna (ou não), selecionando o que de fato vai fazer parte do décor.

A by Kamy seguiu este conceito e apresenta em Milão as suas peças dispondo criativamente sobre 4 grandes painéis. Cada um deles apresenta obras assinadas por artistas e designers de diferentes gerações, escolas e pontos de vista, uma maneira de mostrar o portfólio e a competência da by Kamy com charme e bom gosto.

Para dar bossa aos conjuntos, estabelecemos um padrão de cores e tonalidades para cada moodboard, direcionando a minuciosa seleção de peças sob curadoria da nossa diretora de identidade, arquiteta e designer Francesca Alzati.

Com os boards Noturno, Terroso, Selvagem e Natural, além dos produtos que estão distribuídos pelo piso do estande, vamos representar cada uma das nossas vertentes criativas: by Kamy Arte, by Kamy Verde e Studio by Kamy simbolizando, assim, a brasilidade por meio das nossas tramas.

As vertentes se apoiam em um repertório heterogêneo de técnicas e matérias-primas, mas uma vez dispostas em moodboards, estas aparentes diferenças se entrelaçam em uma homogênea sinergia em cores, volumes, relevos e formas dos produtos.

Preciosamente tecidos em materiais nobres para serem obras de arte exclusivas para paredes, os arazzos do rico acervo da by Kamy Arte ditam um ponto de partida criativo e visual – e não poderia haver guias melhores do que obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Niobe Xandó, peças exclusivas que contam a história artística do Brasil, valorizando a tecitura milenar da técnica de Aubusson, a cada dia mais rara.

Desenhos instigantes, cores vivas, formas fluídas e orgânicas se encontram nos tapetes do Studio by Kamy, exemplos que reforçam a capacidade da marca de tirar boas ideias do papel e da tela do computador em composições naturais e sintéticas. O design autoral é um dos grandes trunfos desta vertente que, em Milão, vai contar com trabalhos assinados tanto pelos brasileiros Francesca Alzati, Ricardo Centurione, Thiago Santa Cruz quanto pelo italiano Fabio Fanfani e a chinesa Yu Li Min.

Tapetes mais convencionais também se destacam no Studio by Kamy. Os moodboards trazem diferentes exemplos de tapetes para o dia a dia, como algumas das mais recentes criações em Kilim, Zili e Dhurie, de modo a reforçar a capacidade da by Kamy em inovar e se diferenciar em formatos, cores e desenhos, mesmo nos modelos mais conhecidos, fruto da parceria com as mais tradicionais e antigas tecelagens do mundo.

Com arte e tecitura tão bem amarradas acima, firmar agora um posicionamento claro e irrevogável com e para o futuro é o complemento perfeito para cada mural criativo do estande. O design 360° da by Kamy Verde está muito bem representado por meio de uma seleção de tapetes e tapeçarias assinados por designers nacionais e internacionais, conectando o mundo à brasilidade por meio de fragmentos de tapetes, reinterpretados em peças únicas e exclusivas. A by Kamy Verde conta com a direção de arte de Kiko Maldonado que, com a sua pop art atual, cria tapetes e tapeçarias à mão por meio de fragmentos de tapetes do acervo da by Kamy.

No seu processo criativo, Kiko alia e harmoniza o talento artístico adquirido em sua vida e carreira com consciência ecológica, entrelaçando-se à filosofia da by Kamy Verde. O resultado do trabalho é surpreendente, apaixonante e contemporâneo.

Para também acrescentar um olhar abrangente sobre a brasilidade por meio da by Kamy Verde, a marca leva a Milão, além das peças de Kiko Maldonado, outras assinadas por nomes em ascensão na cena arquitetônica local, como o arquiteto Ricardo Abreu, cuja revigorada leitura do modernismo brasileiro obteve grande destaque em mostras e premiações de design nacionais.

A brasilidade é um patrimônio mundial e por isso não se limita aos brasileiros. A marca abre espaço para artistas internacionais como o alemão Henning Kunow, designer que aguçou seu olhar criativo sobre os elementos da natureza que abundam nas paisagens brasileiras, contrastando-os com o “cinza” que acredita predominar na Europa.

Você não precisa ir até Milão para conferir como ficaram os nossos moodboards e as peças que serão expostas. Confira abaixo como ficou definida a disposição das nossas peças em cada um dos painéis:

MOODBOARD NOTURNO

Composição misteriosa que, no apagar das luzes, nos amedronta, instiga e nos leva a uma introspecção dramaticamente serena.

Moodboard

  • NO_01 – Tapete Feijão 3 BKV, design por Francesca Alzati (by Kamy Verde)
  • NO_02 – Tapete Feijão 4 BKV, design por Francesca Alzati (by Kamy Verde)
  • NO_03 – Arazzo Niobe Grande Máscara P&B, design por Niobe Xandó (by Kamy Arte)
  • NO_04 – Tapete Aubusson Geometric 3 Off White/Black (Studio by Kamy)
  • NO_05 – Tapete Kilim Fields Degrade Black (Studio by Kamy)
  • NO_06 – Tapete Mouro Soumak 1 (Studio by Kamy)

Piso

  • PI_07 – Tapete Dhurie Dali Max Mix Off White (Studio by Kamy)


MOODBOARD TERROSO

Os tons da Terra se enraízam em uma base sólida: as nuances se intensificam com fervor para que o conforto e o acolhimento virem protagonistas.

Moodboard

  • TE_01 – Tapete Água Amazônia 5, design por Henning Kunow (by Kamy Verde)
  • TE_02 – Tapete Kilim Shapur Multi 1, design por Ricardo Centurione (Studio by Kamy)
  • TE_03 – Tapeçaria Arazzo Tarsila® Morro de Favela, design por Tarsila do Amaral (by Kamy Arte)
  • TE_04 – Tapete Kilim Bossa Nova Multi Color, design por Yu Li Min (Studio by Kamy)

Piso

  • PI_03 – Tapete Bauhaus 1, design por Thiago Santa Cruz (Studio by Kamy)

MOODBOARD SELVAGEM

A liberdade de se aventurar em uma primitiva vegetação e se sentir livre para se perder na Natureza: tudo é válido e imprevisível!

Moodboard

  • SE_01 – Tapete Pele Design Tropicália, design por Yu Li Min (Studio by Kamy)
  • SE_02 – Tapeçaria Sabedoria Verde 1 BKV, design por Ricardo Centurione (by Kamy Verde)
  • SE_03 – Tapete Kilim Geometrias Florentinas Mix Salvia, design por Fabio Fanfani (Studio by Kamy)
  • SE_04 – Tapete Zili Milano 2 Mix Salvia (Studio by Kamy)
  • SE_05 – Tapete Kilim Agadir Green (Studio by Kamy)

Piso

  • PI_01 – Tapete Dhurie Dali Max Mix Salvia (Studio by Kamy)
  • PI_02 – Tapete Órbis Poli 156 (Studio by Kamy)


MOODBOARD NATURAL

Os primeiros raios de luz revelam a pureza dos tons conforme a genuína lei da Natureza: a harmonia está no ar!

Moodboard

  • NA_01A e 01B – 2 peças de Tapeçarias Conexão 1 e 2 (by Kamy Verde)
  • NA_02 – Arazzo Di Cavalcanti® Gente do Morro, design por Di Cavalcanti (by Kamy Arte)
  • NA_03 – Tapete Bauhaus 2, design por Thiago Santa Cruz (Studio by Kamy)
  • NA_04 – Tapete Kilim Magreb® 26 (Studio by Kamy)

Piso

  • PI_04 – Tapete Urbano Marginal, design por Ricardo Abreu (by Kamy Verde)
  • PI_05 – Puff Forrado Kilim Magreb® 31 Multi 3 (Studio by Kamy)
  • PI_06 – Puff Forrado Kilim Magreb® 31 Multi 4 (Studio by Kamy)


Agora que você já conhece todas as peças selecionadas e o conceito dos moodboards, é hora de conferir como tudo isso foi aplicado na prática lá em Milão! Confira abaixo as fotos do nosso estande no iSalone 2023:


FUORISALONE

Mais uma vez sob curadoria do arquiteto e designer Bruno Simões, a exposição brasileira no Fuorisalone deste ano se chama TEMPORAL. Segundo a organização, a ideia é justamente simbolizar o ritual de "lavar a alma" do design brasileiro e mostrar, lá fora, o talento contemporâneo de 50 autores e marcas que pensam em um futuro mais razoável e entendem a importância de preservar o ecossistema.

A grife apresenta no festival novidades das unidades criativas by Kamy Verde e Studio by Kamy, peças únicas e exclusivas desenvolvidas por designers de diferentes origens, pontos de vista e estágios de carreira.

O design 360° da by Kamy Verde está muito bem representado por meio de uma seleção de tapetes e tapeçarias assinadas por designers nacionais e internacionais, conectando o mundo à brasilidade por meio de fragmentos de tapetes, reinterpretados em peças únicas e exclusivas.

Neste segmento, a by Kamy apresenta com destaque a tapeçaria Arara, desenvolvida pelo designer Paulo Alves, e o par de tapetes redondos Bela Vista 1 e 2, assinados por Ricardo Centurione.



Tapete Tesouros do Brasil Arara 1 BKV, design por Paulo Alves (by Kamy Verde)


Tapetes Bela Vista 1 e 2, design por Ricardo Centurione (by Kamy Verde)

Desenhos instigantes, cores vivas, formas fluidas e orgânicas se encontram nos tapetes do Studio by Kamy, exemplos que reforçam a capacidade da marca de tirar boas ideias do papel e da tela do computador em composições naturais e sintéticas.

O design autoral é um dos grandes trunfos desta vertente que, no Fuorisalone, vai contar com trabalhos assinados tanto pelos jovens talentos brasileiros Thiago Santa Cruz com o tapete Revolution® Design Avatar Urano e Sofia Venetucci, com o tapete modular Cardume. A geométrica e colorida peça Dhurie Geometrias Florentinas Mix Rust fecha o conjunto exposto na Universitá Degli Studi di Milano.

Tapete Revolution® Design Avatar Urano, design por Thiago Santa Cruz (Studio by Kamy)


Tapetes Cardume, design por Sofia Venetucci (Studio by Kamy)


Tapete Geometrias Florentinas Mix Rust, design por Studio by Kamy


Quer ficar por dentro de cada passo na by Kamy em Milão? Pois então acesse nosso site especial sobre Milão e também fique ligado nas nossas redes sociais digitais e não perca nenhum detalhe da nossa cobertura in loco no @bykamy!

Whatsapp