Swipe to the left

Combinações: cores, tramas, texturas para vários estilos de casa

Combinações: cores, tramas, texturas para vários estilos de casa
29 de julho de 2022

Há quem acredite que, para decorar, basta comprar revestimentos, móveis, objetos e itens decorativos e distribuí-los livremente pela casa. Decorar, pelo contrário, passa bem longe da disposição aleatória de elementos: é preciso combiná-los.

Saber como combinar cores na decoração, no entanto, não é uma tarefa fácil: exige observação, disciplina e vários testes até chegar a um conjunto que equilibre o gosto pessoal, as necessidades do ambiente e as tendências do décor.

As combinações têm papel decisivo para dar forma ao que desejamos passar como estilo de decoração, bem como na percepção de espaço dos ambientes e até mesmo na rotina e na inspiração/mood das pessoas que vivem ali.

Projeto: Consuelo Jorge na CASACOR 2022 | Foto: Studio by Kamy

Engana-se quem pensa que, para combinar, é preciso jogar tudo fora e renovar por completo o acervo. Acredite: tem muito tapete enrolado por aí que cairia muito bem em uma composição com outras peças. Que tal uma segunda chance?

A mistura de cores, tramas e texturas podem ser o fio condutor para mesclar tapetes em uma decoração! Pensando nisto, a by Kamy montou 10 sugestões de combinações com vários tipos de tapetes para inspirar você a colocar a mão na massa!

O FRESCOR DA NEUTRALIDADE

Não há nada de errado em optar por uma decoração neutra. Isso não quer dizer que você precisa, necessariamente, apostar todas as fichas em uma composição monocromática, sem nenhuma variação de desenho, textura e materiais.

Desmistificamos esse receio com os neutros com uma combinação cheia de frescor, inspirada na combinação entre azuis (Insieme Acqua e Dhurie Dali Plain Mix Tiffany), verdes (Kilim Arash Multi 4 e Zili Platano Mix Tea) e até um cinza (Hemp Lion Plain Mix Steel) em tonalidades mais suaves e desenhos variados, uma mistura tal como na natureza. Relaxante, não é mesmo?


O PAR CINZA & BEGE BEM DESCOLADO

Se ainda não lhe convencemos que dá para fazer uma mistura dinâmica e fluida com cores neutras, resolvemos dobrar a aposta neste tema só para mostrar que, sim, dá para fazer diferente repaginando a combinação preferida do décor neutro: cinza e bege!

Duvida? Veja na foto acima como os desenhos dos tapetes Kilim Sun Mix Camel, Dakhla 2 Stagno e o Tear Heliconia Areia-Natural se sobressaem quando cercados por peças mais lisas e em diferentes tonalidades: Pompeia Stagno; Zili Milano 2 Mix Camurça; Zili Platano Mix Rato e Kilim Fields Degradê Taupe. Funciona como a moldura dos quadros, mas feita somente com tapetes!


AZUL COM PERSONALIDADE

O azul é perfeito para quem deseja expressar tranquilidade ao ambiente. Isolado, no entanto, aumentam as chances dele se tornar frio e enjoativo. Para incrementar o conjunto, uma boa saída é apostar em cores que transmitem personalidade, como o preto e o vermelho, por exemplo.

Repare na foto acima como os tapetes azuis escuros Pitágoras 2 Mix Índigo e Mouro Champion Black-Bic se mesclam perfeitamente com opções mais claras, Dhurie Naif 2 Blue-Black e Jesolo Design 3 Safira, e também com o preto Murano Black e um exemplar que traz diferentes cores na mesma peça, como o Kilim Matite Mix Multi.


A VERSATILIDADE DOS TONS TERROSOS

Há pouco tempo destacamos aqui no Blog o quão versáteis são os tons terrosos na decoração. A maior parte deles é formada por marrons, beges, vermelhos e alaranjados em tonalidades que não impedem o encaixe com outras cores.

Boa parte dos tradicionais tapetes persas e orientais se encaixa nesta paleta, o que nos permite criar combinações para repaginá-los no décor. Decidimos apostar nos conjuntos com azul e bege! Na foto acima, observe como o clássico Vintage Shirvan Antigo salta aos olhos mesmo ao lado de peças de diferentes cores e desenhos como o Kilim Magreb® 8, Kilim Policromia 2 Multi 1 e o Dhurie Juta Degradê Mix Rust.


ESPREMENDO A LARANJA

O laranja é uma das cores mais procuradas para expressar jovialidade e energia, afinal, mistura toda a intensidade e paixão do vermelho com a vibração do amarelo. Não bastasse essa característica cromática, por ser um tom terroso, também é um ótimo aliado para combinações diversas! Aqui nós resolvemos orná-lo ao bege e aos orientais!

Veja como o laranja mais forte, como no Tear Te Mix Orange e o Kilim Lauren Orange, ou em detalhes, como no Kilim Magreb® 38, cai super bem com peças que, sem colocá-las lado a lado, você certamente desconfiaria que daria certo, não é mesmo? E como dá, tanto com o beginho Zili Platano Mix Areia quanto com os orientais Ikat Ivory Peça Única e o Vintage Chinês!


UMA PAUSA PARA O CAFÉ

Agora que você já conheceu metade das sugestões que criamos com nossos tapetes, nada mais justo do que fazer uma pausa para o café..., mas não é que justamente neste momento temos uma das mais famosas combinações do mundo: o café com leite!

Caprichar na escolha do grão, acertar na filtragem e servir quentinho não bastam: o ritual só fica completo se você servir tudo com muito estilo! Na by Kamy Home, temos diversos jogos de xícaras, pires e jarras para adornar o seu café com o design italiano da Ichendorf! Nas fotos, utilizamos a xícara Greenwood Tazza Caffe c/ Piattino Foglie e a jarrinha Greenwood Lattera. Leves, delicadas e elegantes!


OS NATURAIS ESTÃO COM TUDO!

As fibras naturais nunca saíram de moda, mas ganharam recentemente a companhia das fibras sintéticas. Não existe uma opção melhor ou pior entre elas, afinal, tudo depende do contexto e da forma como você cuida dos seus tapetes. No entanto, cada vez mais pessoas estão voltando ao natural para se reconectar com a natureza!

Neste contexto, dá pra fazer muita combinação mesclando diferentes tipos de fibras naturais, explorando a variedade de características dos materiais utilizados na composição. Aqui, na foto acima, misturamos duas peças de Aloe (Nut Aloe e Zili Aloe) em total harmonia com o Kilim Alanya 3 Natural, feito de lã e algodão.


UM OCEANO DE POSSIBILIDADES

O azul é uma cor tão interessante que um tópico não bastaria. Depois de explorar combinações com outras cores, pensamos que seria oportuno mesclar diferentes tonalidades para mostrar como é possível ousar usando uma mesma cor aplicada de diversas maneiras em cada peça.

Ousamos mesmo: selecionamos 9 peças para formar o conjunto ilustrado pela foto acima, a maior quantidade de peças de todas as sugestões que apresentamos aqui. Uma prova cabal que, quando acertamos o caminho da combinação, basta prosseguir com a criatividade! Aqui utilizamos o Mouro Champion Black-Bic; Dhurie Dali Max Mix Índigo; Kilim Freedom Passaredo Bic-Off White; Dhurie Moroccan 10 Bic-Off White; Kilim Drops Off White-Blue; Kilim Avignon Multi 4; Kilim Magreb® 37; Tear Topazil Marinho-Branco 3/1 e Tear Wali Sisal Bic.


ROSA COM BOSSA

Quando utilizado em excesso, o rosa pode tornar o ambiente enjoativo e muito associado à infância. As combinações, no entanto, ajudam-nos a dar o devido destaque a essa cor tão bacana sem perder o dinamismo. Como?

Procure peças que apresentem o rosa de diferentes formas: lisos e em tonalidades variadas, como os tapetes Panda Light Rosa 21 mm Overloque e Jesolo Lichia; geométricos, como o Kilim Geometrias Florentinas Mix Rouge; listrados, como o Kilim Magreb® 35; florais, como o Kilim Karabagh 10 e até mesmo orientais, como o Turco Antigo.


NATAL FORA DE ÉPOCA

Quando falamos da combinação entre verde e vermelho, as pessoas já logo associam à clássica combinação natalina. Ninguém aqui pretende antecipar o aguardado momento das festas de final de ano, mas dá para fazer a mesma combinação de cores de um jeito muito mais moderno o ano todo, pode ir sem medo!

Veja como um modelo antigo, originalmente feito na Romênia, como o Kilim Bessarabian Antigo, se encaixa perfeitamente com três peças verdes, de diferentes materiais e tonalidades, trazendo aquele efeito ‘moldura’ que citamos acima! Usamos e abusamos da Salvia nesta composição: Zili Milano 2 Mix Salvia, o Dhurie Dali Max Mix Salvia e o Kilim Noronha 1 Salvia que, em particular, mostra que ainda há brecha para trazer um pouco de bege ao conjunto.


Viu só como não dá para descartar nem mesmo aquele tapete antigo enrolado debaixo da cama? Teste combinações e não perca nada, complementando o que for possível com peças novas!

Além das inspirações deste post e de vários outros no @bykamy, vale conferir aqui a nossa vitrine especial com tapetes de diferentes tamanhos, cores, desenhos, texturas e relevos para aumentar o seu repertório de combinações!

Whatsapp