Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp.

Converse conosco no WhatsApp
Design e crianças: tudo a ver!

Design e crianças: tudo a ver!

Nicole Nigro 2220 views Nenhum comentário

Se pudéssemos voltar ao tempo em que éramos crianças, o que você teria feito de diferente? Certamente teria aproveitado mais os momentos em que podia se desfrutar da mais pura das ingenuidades, livre das amarras, compromissos e responsabilidades que a vida adulta impõe.

É um tempo que provavelmente nos permitíamos mais, aquele em que o medo de errar era tão subestimado em meio as brincadeiras e observações que deixávamos nossos pais preocupados, sempre alertas ao menor sinal de perigo!

Todo esse saudosismo nos revela, hoje, o quão importante é proporcionar as melhores condições para que os nossos filhos aproveitem tudo aquilo que, de repente, não conseguimos aproveitar.

Isso será decisivo na construção humana, social e cultural dos pequenos, que dão os primeiros passos em casa para depois ganhar o mundo. Acredite: você não poderá controlar tudo; de certa forma, é preciso que tenham espaço e tempo para que possam, por si próprios, conhecerem o que está ao redor e, principalmente, se autoconhecerem.

O design é uma ferramenta poderosa neste sentido, pois materializa soluções que atrelam o apelo lúdico e visual, tão necessário para chamar a atenção deles, ao passo que atrela a intencionalidade do designer e das marcas em proporcionar atividades que agregam conhecimento e recreação.


Tapetes e crianças

Os tapetes, em particular, proporcionam segurança, conforto tátil, acústico e térmico para que tudo possa acontecer sobre ele. Curiosamente, as crianças aproveitam o espaço de um tapete tal como prega a tradição oriental: não se trata de uma peça bidimensional, feita apenas para forrar o piso. É tridimensional em importância e atribuições, pode e deve ser um espaço para inúmeras atividades porque nos conecta a algo superior e sagrado.

Tapete Tear Missoni Azul Marinho | Projeto: Ale Mellos | Foto: Ale Mellos

Como escolher, então, o melhor tapete para os ambientes infantis, como o quarto das crianças e as brinquedotecas? Frequentemente, atendemos nas nossas lojas e canais digitais pais que, inicialmente, apresentam uma grande preocupação com possíveis alergias e danos que poderiam ser causados pelas brincadeiras.

Dentre os tapetes mais indicados para ambientes infantis, a by Kamy sugere as opções de fibras naturais de pelo baixo, como o Kilim, por exemplo. São modelos que equilibram maciez e resistência, uma combinação interessante para os quartos, dispondo-os embaixo das camas. Também permitem uma variada gama de estampas, cores e desenhos.

Tapete Kilim Cowntry Red | Projeto: Babi Teixeira na MOSTRA QUARTOS ETC 2022 | Foto: Studio by Kamy

Já entre as alternativas sintéticas, o tapete/carpete Revolution® - uma exclusividade da by Kamy – é a melhor opção. Combinando fibras de vinil, poliéster e fibra de vidro, trata-se de uma trama muito prática de se limpar e manter, o que a torna ideal para receber as brincadeiras dos pequenos.

Tapete Revolution® Design Zoo Owl | Projeto: Daniela Sedo na CASACOR 2018 | Foto: Studio by Kamy

É onde eles podem se jogar e se divertir, mas pode se tornar ainda melhor: além das opções à pronta-entrega, é possível personalizar o Revolution® ao gosto e necessidade dos clientes, adaptando desenhos, tamanhos e formatos.

Tapete Revolution® Design | Projeto: Crisz Moura para a Decor Social – Lar Saica Edel Quinn | Foto: Diego Wic


Desperte a “criança” que existe em você!

Pode ser algo que está muito bem guardado dentro de você diante da “rigidez” aos atos e aos fatos que o dia a dia nos impõe, mas todos mantemos certos hábitos, memórias e apreços por algo que, provavelmente, marcou a nossa infância.

Engana-se quem pensa que a by Kamy só tem tapetes a oferecer. Seja para harmonizar ambientes infantis ou até mesmo dar ao décor adulto um ar lúdico que relembra a infância, acreditamos no poder do design como ferramenta para encantar mentes e corações!

A partir do reaproveitamento de fragmentos têxteis no galpão da by Kamy Verde, Kiko Maldonado e Ricardo Centurione assinam a coleção Bichos, lançada no último DW! 2022, uma representação divertida e lúdica da nossa fauna enquanto avatares, conectando o design 360° e a arte aos jovens de uma maneira muito intuitiva e natural. As peças podem ser usadas como tapeçarias de parede ou tapetes.

Ricardo, adicionalmente, assina a coleção Robôs que, seja na parede ou no piso, resgata justamente as memórias afetivas e lembranças das brincadeiras da infância, um exemplo prático do que citamos acima. O robô era o brinquedo favorito do designer, sobretudo porque era um exemplar que acendia luz, emitia sons e girava sozinho! A inspiração resultou em três exemplares – únicos – que acabaram de ser produzidos!






Na nossa nova loja by Kamy Home + UM Coffee Co., além de apreciar um saboroso café, vale conferir as personagens Lucy e Poptom, da marca ATTOM Design (@attomdesign), feitos à mão em parceria com a Popoke (@popokebrasil) com reuso de sobras de madeiras. Nós contamos a linda história destas peças recentemente aqui no Blog.

Você também não pode deixar de conferir a fofura que transborda das bonecas de pano, confeccionadas totalmente à mão pela artista Patrícia Bertoldi. Delicadeza, sensibilidade e memórias afetivas para crianças e, por que não, para adultos também!

Confira todas essas e centenas de outras opções para se presentear ou decorar os ambientes dos pequenos na vitrine especial de Dia das Crianças que preparamos nesta semana. Clique aqui e confira o que a by Kamy têm a oferecer!


Decor Social: ajude esta causa!

Antes de nos despedirmos, precisamos MUITO que você leia com carinho o que temos a dizer a seguir. Quem nos lê habitualmente sabe que a by Kamy é uma apoiadora de primeira hora da ONG Decor Social (@decor_social).

A Decor Social é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo reformar e decorar abrigos que acolhem crianças e adolescentes, por meio da parceria com empresas e pela mobilização voluntária de profissionais das áreas de arquitetura, decoração e paisagismo.

Em maio, falamos tudo aqui no Blog sobre essa parceria que nos enche de orgulho e esperança por um mundo melhor para as nossas crianças e adolescentes, mas vale conferir abaixo o depoimento da nossa parceira e amiga, Kátia Perrone (@katia_perrone), CEO da Decor Social:

Apesar do apoio de muitas pessoas queridas e altruístas, os custos para manter e ampliar um projeto tão nobre como este não param de subir. É preciso somar forças para reformar novos abrigos, toda ajuda é bem-vinda!

A ONG abriu uma nova “vaquinha” virtual para captar recursos, de forma clara e transparente, para reformar um novo abrigo e transformar a vida das crianças e adolescentes que ali moram por meio da arquitetura, design e decoração. Clique aqui e saiba como ajudar!

Comentários