Swipe to the left

O mundo das fibras naturais aos seus pés!

O mundo das fibras naturais aos seus pés!
18 de novembro de 2022

O mundo das fibras naturais aos seus pés!

Embora sejam similares em algumas características, as fibras naturais não são todas iguais e – ainda bem – podem nos proporcionar diferentes tipos de tecitura, resultando em tapetes que nos remetem ao frescor, à sofisticação e à personalidade trazidos pelos elementos da natureza.

Com a popularização das fibras sintéticas, houve quem pensasse e até afirmasse que, em pouco tempo, já não precisaríamos mais delas. Um grande engano: ao adotar o material natural, é preciso se abrir e compreender que uma das grandes belezas das matérias-primas naturais – e por isso elas são tão desejadas - é justamente a beleza que emana dessa “imperfeição”, do desgaste natural pelo tempo e pelo uso tal como a nossa vida.



É verdade: embora sejam firmes mecanicamente, não são resistentes a qualquer tipo de líquido e também não são indestrutíveis! Amassam quando ocorre abrasão (cadeiras de rodízio) e desbotam quando expostos ao Sol forte. Não devem ser enrolados úmidos ou quentes, pois pode ocorrer uma reação química, causando migração de cores.

Acreditamos, contudo, que elas nos proporcionam mais vantagens na decoração do que desvantagens. Eventos que ditam tendências como a CASACOR São Paulo deste ano não nos deixam mentir: os tapetes de fibra natural estão em alta e, graças à capacidade têxtil e industrial da by Kamy, hoje é possível encontrar diferentes tipos de fibras em diferentes tecituras, formatos e texturas para atender necessidades variadas, personalizadas para cada desafio apresentado pelo projeto.

Manualmente ou com o suporte de máquinas, as matérias-primas são tecidas em tramas diferenciadas, originando tapetes de vários formatos e dimensões ou rolos de comprimento e largura variados que poderão ser cortados e acabados quando chegar ao seu destino.

Ao longo destas mais de três décadas de atividades, a by Kamy viajou, conheceu, estabeleceu e aprimorou toda uma rede de fornecimento e produção com os principais produtores do planeta para colocar o mundo das fibras naturais aos seus pés.

Mas você, afinal, conhece todas as opções que oferecemos? Fique tranquilo, vamos apresentar uma por uma abaixo dentre as alternativas que temos disponíveis para você aqui no Brasil ou de fibras que podemos buscar especialmente pra você – afinal, que outra marca poderia fazer isso por você, não é mesmo?

ABACÁ

Uma das fibras naturais mais lindas que existem, feita da planta de mesmo nome nativa das Filipinas e norte da Indonésia. Infelizmente, ela é mais sensível do que outros tipos naturais, pois pode manchar mais facilmente. A depender da aplicação, ela pode ainda fazer uma grande diferença pelo visual exuberante, então conte com a by Kamy para trazê-la até você.

ABACAXI

Assim como a fibra de Abacá, é uma opção muito bonita que podemos conseguir para o seu projeto, mas vale o aviso: é igualmente bem frágil, então analise bem os locais de uso e a sua rotina.



ALGODÃO

As fibras de algodão são utilizadas para diversas finalidades têxteis. São extraídas de algodoeiros que pertencem à família das Malvas, que crescem em regiões quentes de várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Os maiores produtores de algodão são a China, os Estados Unidos, o Paquistão, a Índia e o Uzbequistão. O tecido de algodão é conhecido pela sua forma natural, versatilidade e conforto.

ALOE

A by Kamy se especializou na produção de tapetes com fibras de Aloe há muitos anos. É um material extraído de plantas arbustivas, de folhas carnosas, nativas de regiões tropicais. São cultivadas como plantas ornamentais e também para extração de fibras e de substâncias medicinais, como a espécie Aloe Vera, por exemplo, também conhecida como babosa.

Ela resulta em tapetes com toque mais macio que o Hemp do Nepal. Ele pode ser tecido com pelos cortados em um tapete nodado ou também em tapetes com ponto de Sumak (Zili), também conhecido como flatweave.


BAMBU

São fibras extraídas de uma pasta celulósica do Bambu, caracterizada por sua homogeneidade e seu aspecto suave e reluzente, parecidos com os da Seda. É uma planta considerada ecológica por não agredir o meio ambiente quando cortada, já que pouco tempo depois dá lugar a um novo broto. Altamente absorventes, secam mais rápido do que o algodão. Quando tingidas, produzem nuances de cores únicas.


BANANEIRA

A fibra de bananeira é uma fibra natural resistente que apresenta a característica de ser um perfeito isolante térmico. Totalmente biodegradável e antiestática, a fibra prove de uma fonte facilmente renovável favorecendo o desenvolvimento sustentável. A bananeira dá frutos uma única vez e depois tem seu caule cortado para brotar novamente. A fibra de bananeira é extraída do tronco, que é cortado após a colheita do cacho. A extração da fibra não causa danos à natureza, o tronco de onde é retirada seria descartado, o que não causa desequilíbrio.


CACTUS

Cactus é um novo material que foca a natureza como centro das atenções. O processo de transformação da fibra em fio é manual e natural, o que deixa o tapete com muitos abraches (maior variação de tons dentro de uma mesma cor). O tom natural pode variar de um tapete para outro, aspecto que rende um produto mais precioso, porque cada tapete é realmente uma peça única.



COCO

A fibra de coco provém de coqueiros que crescem relativamente depressa. O coqueiro existe em todos os países tropicais e em inúmeras variedades. Na Índia, Indonésia e Ceilão (Sri Lanka), cuida-se mais da extração da fibra. Sua elasticidade e capacidade de resistir à umidade é muito grande, maior do que nas outras fibras vegetais. Produtos feitos com esta fibra são altamente sustentáveis. O Brasil é um bom produtor: o seu fio, em relação aos outros países, é mais flexível.



COURO E PELE

O couro é a pele espessa e curtida de origem animal. O curtimento é feito através de processo físico-químico, que transforma uma matéria-prima perecível, sem uso específico, em um material nobre, estável, com diferentes características e que permitem diversas possibilidades de uso. Esta matéria-prima é proveniente de curtumes certificados, compatíveis com as regras de abatimento. Por meio do procedimento químico de alta tecnologia, conseguimos um material de melhor qualidade, aumentando a sua resistência.



HEMP (CÂNHAMO)

Os tapetes de Hemp são feitos com o caule de uma planta chamada Cânhamo, muito abundante no Nepal. Infelizmente, há no mercado de tapetes uma confusão enorme deste material com a Juta – material que, na Índia, é conhecido como Hemp (daí a confusão).

São fibras diferentes; a de Cânhamo é mais nobre e, por isso, há um grande risco de você comprar um tapete pensando ser – ou induzido a acreditar ser – de Hemp e acabar comprando a Juta.

As fibras de Hemp, Aloe e de Cactus requerem um processo caríssimo de produção, e hoje só é viável encontrá-las no Nepal justamente pela abundância da planta na região e pela grande oferta de mão de obra especializada nestes materiais.

A grande qualidade deste produto é exatamente nunca ter a mesma tonalidade, textura, o que o torna exclusivo. Excelente isolante térmico, absorvem tingimento com muita fidelidade. Uma das mais belas e preciosas fibras naturais.


JUTA

Os tapetes feitos de Juta, fibra conhecida como Hemp na Índia, abundam nos nossos estoques em diferentes opções de formatos e cores, tem para todos os gostos e estilos! Uma grande vantagem desta fibra é ser 100% biodegradável e reciclável.

Ela cresce em climas úmidos e tropicais. A parte útil é contida entre a casca e o talo interno. Após atingir um estágio suficiente de suavidade, as fibras são separadas e penduradas em linhas verticais para a secagem, para depois serem fiadas. A força, a cor e a espessura da juta variam, uma nunca é igual a outra.


A lã é a “rainha” e a mais antiga das fibras naturais. O fio é derivado do pelo de ovelhas que, depois de tosquiado, é penteado, cardado e fiado após uma operação de limpeza. Ela serve como isolamento térmico e possui densidade relativamente baixa, mas é mais cara do que o algodão, linho, juta e viscose. Possui excelente qualidades, como maciez, beleza, resistência, durabilidade e confortabilidade.


PALMEIRA

Os tapetes feitos com fibras de palmeira ficam bem bonitos, mas possuem como característica algo que pode ser visto como um problema: eles desfiam, desfazendo as tramas naturalmente. Se respeitada e compreendida esta característica, vale apostar!


RAMA

Feita a partir da planta de Rami, nativa da Ásia Oriental, que resulta em tapetes com mais consistência, graças à tecitura com uma fibra mais dura.



SEAGRASS

Como o próprio nome em inglês sugere, são fibras feitas a partir da extração de espécies específicas de algas banhadas por águas “salmistradas”, ou seja, no encontro entre rios e o mar. Neste ambiente, a água e o Sol interferem diretamente na pigmentação da fibra, o que causa uma variação de tonalidade característica e muito charmosa. São mais altas do que uma planta de arroz e menor do que a de cana. Resultam em tapetes com aspecto um pouco mais áspero.

SEDA

Fibra natural elaborada pelo bicho da seda, trata-se de um filamento contínuo da proteína produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas. Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2.700 a.C. e gerou a famosa rota da seda, a mais importante rota comercial da época. Possui uma aparência cintilante devido à estrutura triangular similar a um prisma, que reflete a luz. Fibra resistente na tecitura e preciosa para se cuidar.


SISAL

Essa fibra é cultivada em regiões semiáridas no Brasil, sendo os principais produtores os estados da Paraíba e da Bahia. Do Sisal, utiliza-se principalmente a fibra das folhas que, após tratamento, é destinada ao processo têxtil para formar cordas e fios. O ciclo de transformação do sisal em fios naturais tem início quando suas folhas atingem até cerca de 140 cm de comprimento que podem resultar em fibras de 90 a 120 cm. É mais resistente do que muitas outras fibras e totalmente biodegradável.


SUNPAT

É uma fibra natural de origem vegetal, característica da região sul do Nepal. Descoberta de um novo material, em tons de marrom, é uma fibra difícil de trabalhar, já que o processo utilizado para a transformar em fio é manual e extremamente artesanal. Isto deixa o produto com um efeito de abraches (maior variação de tons dentro de uma mesma cor).


TABOA

A taboa é uma planta altamente adaptável e abundante, cresce em brejos e mangues e serve como matéria-prima de muitos artesãos por todo o Brasil. Após a colheita das folhas da Taboa, as palhadas são processadas e transformadas também em fio, por serem resistentes e duráveis, é utilizada na confecção de tapetes, bolsas, pufes e cestas em geral. Sendo uma fibra com características absorventes, depois de tecida, deve-se evitar lugares úmidos.



O que a by Kamy recomenda?

Todas as opções de fibras que listamos acima são válidas e atuais, podem entrar muito bem em diferentes tipos e perfis de projeto. Algumas são mais suscetíveis e mais raras de se encontrar, logo, vão exigir um investimento maior ao passo que podem requerer uma troca mais rápida.

Para encontrar o tapete de fibra natural ideal, é preciso compreender muito bem seus gostos, sua rotina e da sua família (caso não more sozinho) e refletir se o material escolhido vai lhe entregar o que é preciso. Fique tranquilo, você jamais estará sozinho neste projeto e um personal rug da by Kamy vai lhe orientar do começo ao... começo, pois não acreditamos em fim nas relações que nutrimos.


Do ponto de vista de custo-benefício em tapetes para o dia a dia, dá pra ser um pouco mais direto no conselho. Quem pode investir um pouco mais para ter um tapete mais nobre e durabilidade prolongada, acreditamos que os tapetes feitos com fibras de Hemp do Nepal e Aloe são as melhores opções. Por outro lado, quem não pode investir tanto por agora, mas tem condições de renovar a decoração daqui a alguns anos, sugerimos a Juta indiana, combinado?

Quer saber mais sobre o universo das fibras naturais e como cuidar (bem) do seu tapete feito com alguma das matérias-primas que apresentamos acima? Acesse agora o nosso Manual do Proprietário para dicas, cuidados e alertas de quem mais entende do assunto!

No @bykamy você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre as nossas opções em fibras naturais por meio de fotos e vídeos, conteúdo de primeira!

Navegue também por TODO o universo dos tapetes de fibras naturais da by Kamy e comece a namorar o seu na vitrine especial desta semana clicando aqui!

Posted in: DicasTapete
Whatsapp