Swipe to the left

Outono 2023: o otimismo está no ar!

Outono 2023: o otimismo está no ar!
23 de março de 2023

O Outono já começou! Apesar de ser a estação do ano que mais simboliza momentos de refúgio e de introspecção (é considerada por muitos o “pôr do Sol” das estações), isso não quer dizer que esse é um período do ano triste, frustrante e depressivo.

Pelo contrário, há uma beleza única tão grande em torno do outono que, muitas vezes, subestimamos ou até não aproveitamos todo o potencial inspiracional que esta estação pode nos proporcionar, sobretudo em arquitetura e decoração.

Os tons alaranjados e terrosos não nos deixam mentir: a paleta de cores que surge dos céus alaranjados e das folhas secas é bastante versátil e vem sendo muito utilizada na criação de novas peças decorativas e no décor de interiores.

Você já conhece a Pantone e viu aqui no Blog da by Kamy a cor escolhida pelo instituto para 2023: Viva Magenta. A consultoria também costuma divulgar no primeiro trimestre de cada ano quais são as cores que serão tendência para a moda (e, inevitavelmente, para todo o espectro criativo) em um período que engloba não só o Outono, mas também o Inverno na temporada 2023/2024.

No estudo desta temporada, nota-se a clara intenção de selecionar cores que injetam uma boa dose de ânimo e otimismo, o que é uma boa pedida para “quebrar” qualquer noção ou ideia de que o outono e o inverno são vazios de energias e propósitos.

“As cores para o Outono/Inverno 2023/2024 simbolizam nosso desejo de comunicar a felicidade que a criatividade e o design trazem às nossas vidas. Encorajando a descoberta e a experimentação, estas harmonias de cores abrem espaço para a liberdade, a diversão e ‘imaginings’ coloridas e inclusivas.”, explica a Pantone.

Dez cores formam a paleta Outono-Inverno 2023/2024 da Pantone:

Viva Magenta (“poderoso e empoderador, um vermelho que encoraja a experimentação e a autoexpressão”)


Tender Peach (“um delicado pêssego que nos convida ao toque suave e simples”)


Rose Violet (“um fuchsia exuberante que irradia pura energia”)


Red Orange (“um tom de laranja aquecido e gregário que é, ao mesmo tempo, espontâneo e autoconfiante”)


Red Dahlia (“imponente, personifica a elegância”)


High Visibility (“exalando o calor e o esplendor do Sol; expressa alegria”)


Persian Jewel (“um azul nobre inspirado no tom do preciso mineral lápis lazúli”)


Carnival Glass (“um verde mentolado com aparência enregelada; resfria e refresca”)


Burnt Sienna (“rústico e firme, traz-nos um aspecto terroso sofisticado”)


Kohlrabi (“um verde gostoso que traz um toque picante”)


Com este belo referencial da Pantone em mãos, você tem agora um excelente ponto de partida para filtrar as peças conforme as cores que estarão em alta nesta estação e assim pode testar as combinações que ficariam melhores dentro da sua realidade.

É importante reforçar a questão da “sua realidade” que levantamos acima, pois, por serem cores mais fortes e vivas do que o costume quando o assunto é outono/inverno, nem sempre será possível acrescentar todas de uma vez.

Pode ser “informação” demais para o que você já tem, e mesmo quando se começa do zero, há o risco de sobrecarregar demais o espaço. A dica é acrescentar os tons e combinações desejadas aos poucos com peças mais flexíveis, fáceis de se trocar e se combinar.

Tapetes, tapeçarias, almofadas, vasos e pequenos objetos são excelentes neste sentido. Se você gostar e entender que há margem para mais, pode ir ousando com o acabamento das paredes, estofamento dos mobiliários e por aí vai. Bom divertimento!

O outono pode ser alegre e inspirador e a by Kamy vai continuar batendo nessa tecla também lá no nosso Instagram: o @bykamy está recheado de referências da estação e você não pode perder nenhum post!

Também não é bacana ficar só olhando e sair de mãos vazias, então que tal também conferir a nossa vitrine virtual com tapetes especialmente selecionados para esta época do ano: clique aqui e aproveite!

Whatsapp