Swipe to the left

Rota da by Kamy: em cada lugar, uma história!

Rota da by Kamy: em cada lugar, uma história!
20 de agosto de 2021

Costumamos dizer aqui na by Kamy que o mundo é a nossa fábrica. Você pode até se perguntar: “mas a fábrica e as lojas da by Kamy não ficam em São Paulo”? Sim, mas isso não quer dizer que todos os tapetes que produzimos e/ou comercializamos são feitos no Brasil.

Ao usar o mundo como fábrica, deixamos implícita a nossa vontade – e isso está impregnado nos nossos valores – de buscar as melhores soluções têxteis onde quer que elas estejam.

Quando falamos em tapetes, o respeito às técnicas de tecitura, aos materiais típicos e principalmente à cultura que dá a origem a cada modelo é sagrado para a by Kamy, pois cada lugar traz um ensinamento diferente e importante, e ao buscar esse conhecimento na fonte, a marca faz a sua parte para fomentar o mercado e manter tradições milenares vivas.

Cabe a nós acrescentar a essa mistura o olhar brasileiro, miscigenando as várias formas de ser, pensar e fazer do mundo por meio da nossa expertise criativa e também por meio da colaboração com arquitetos e designers.

Para exaltar as regiões do mundo que fomentam a verve criativa da by Kamy, vamos apresentar algumas curiosidades da ‘Rota da by Kamy’ neste artigo do Blog com ares de itinerário:



Oriente: tradição e culinária

O termo Oriente é geralmente utilizado para se referir às culturas e sociedades asiáticas, embora seja uma classificação muito generalista para uma região que engloba países e culturas milenares – não custa lembrar que a Ásia é o continente mais etnicamente diverso do mundo.

É mais comum a associação deste termo com os países árabes e caucasianos da região, cuja tradição em produtos sofisticados estabeleceu há milênios as famosas rotas em busca das ‘especiarias’ do Oriente.

Dentre as especiarias mais procuradas nos bazares e feiras urbanas orientais, você certamente já ouviu falar dos temperos, chás e essenciais. São elementos que fazem desta culinária uma das mais famosas do planeta, com sabores, cheiros e receitas que se espalharam por tudo mundo, como pistache, caviar, romã e iogurte, por exemplo.

No entanto, você sabia que as expedições até lá também buscavam produtos nobres de decoração como os tapetes? A técnica de tecitura de tapetes persas e orientais (conheça a diferença neste post) é muito preciosa, dificílima de se reproduzir, o que torna a região um destino certo de quem deseja os tapetes mais famosos do mundo em sua versão original.

Os tapetes são tão essenciais na cultura oriental não só como forma de expressão artística têxtil, mas também como um componente dos mais variados rituais, do apoio às rezas dos muçulmanos ao hábito de tomar chá em cima do tapete.


Novidade na by Kamy | Tapete Kilim Kadin, da by Kamy, é inspirado no desenho e nas cores da Romã


Índia: cores e calor humano

Não se pode falar em rotas de especiarias sem citar a importante rota para as ‘Índias’, como era conhecida a maior parte do que hoje é a Índia na época das grandes expedições marítimas, sobretudo portuguesas e espanholas. Para chegar até lá, porém, era preciso coragem e foi nesta corrida para chegar às “Índias” que os portugueses desembarcaram no Brasil.

As ligações para o Brasil não param por aí: além de serem igualmente países de economia emergente e por conta disso ainda ‘bagunçados’, brasileiros e indianos compartilham do calor humano, a vegetação é parecida e a religião é um elemento muito forte na sociedade. Há quem diga que a Índia é o ‘Brasil do Oriente’.

O hinduísmo é uma das manifestações religiosas mais antigas do mundo, composta por tantas tradições que, somente em divindades, estima-se que os hindus cultuam mais de 300 mil, algo que não se quebrou na Índia mesmo após quase 100 anos de dominação colonial inglesa.

A arte de tecer tapetes também é muito desenvolvida na Índia, pois carrega uma técnica ancestral (especialmente os tufados à mão) bastante associada à espiritualidade (a tecitura como mantra).

Tudo isso torna a Índia um destino certo para a by Kamy, que estabeleceu laços fraternos com o país há anos com um grande número de parceiros e amigos no país, inclusive ajudando nas escolas da região.


Novidade na by Kamy | Tapete Osíris, da by Kamy é fabricado na Índia, evoca experiências místicas por meio de suas tramas


China: conhecimento e respeito

Se passamos pelo segundo país mais populoso do mundo há pouco, subimos mais um pouco no continente asiático chegamos à China, o mais populoso e uma das maiores economias do mundo com milênios de história.

Há décadas a China busca se desvencilhar da imagem de um país recluso às suas muralhas, interligando-se com tantos processos produtivos ao redor do mundo que torna impossível imaginar como criar ou fazer um produto sem levar em conta o que é feito naquele país.

Os chineses alcançaram este status graças a uma aplicação exemplar de estudo, conhecimento e disciplina, resgatando e valorizando sua cultura milenar com orgulho, mas trilhando dela um caminho glorioso para o futuro.

O apreço pela excelência no que se faz naturalmente conectou em propósitos a by Kamy com a China, estabelecendo parcerias frutíferas como a com o Departamento de Artes e Trabalhos Manuais da Universidade de Tsinghua, uma das melhores e mais seletivas universidades do país.





Novidade na by Kamy | Uma das mais talentosas artistas têxteis chinesas, as obras de Yu Li Min integram o acervo exclusivo de peças com design autoral da marca, com cores e desenhos vivos e encantadores


Nepal: sabedoria refinada e correta

Entre a China e a Índia está um dos países mais importantes para by Kamy, embora seu tamanho territorial seja muito, mas muito inferior: o Nepal. O nome certamente não lhe é estranho, pois é neste país que está a maior parte do Monte Everest – que fica na fronteira com a região chinesa conhecida como Tibete.

Ao citar o exemplo do Everest e o visual gélido da Cordilheira do Himalaia, fica mais fácil associar o Nepal a um clima com muito vento e frio, sujeito a terremotos, o que desafia os nepaleses a serem criativos para se reinventar em um local naturalmente tão hostil ao ser humano.

Observamos no Nepal uma sabedoria única de se reinventar e recomeçar sem deixar de lado a natureza. Possuem uma experiência primordial em fibras naturais e tingimento, o que lhes dá destreza única para tecer tapetes especiais.

Não é por acaso que os tapetes mais finos da by Kamy são feitos no Nepal. O país é o nosso central de novas experiências justamente por ter uma tradição de tecitura preciosa, além de serem corretos, éticos, fazendo tudo muito bem feito.


Novidade na by Kamy | O Tapete Dragon Silk é uma das peças mais preciosas da by Kamy justamente por ser fabricado no Nepal, feito 100% em seda!


Brasil: simplicidade, familiar e manual

Depois de atravessar o Atlântico em busca de histórias e culturas milenares, regressamos ao Brasil para falar de uma técnica de tecitura que nos enche de orgulho por levar o nome do nosso país para o resto do mundo.

A by Kamy possui uma relação especial com as matérias-primas naturais, acreditando que elas proporcionam uma peça exclusiva e diferente das demais. Devido ao tingimento natural e ao tipo de fibra, cada uma reage de uma maneira, criando peças únicas.

A grande maioria dos tapetes em fibras naturais é tecida manualmente em teares horizontais, e no Brasil podemos destacar o estado de Minas Gerais como um dos grandes epicentros dessa expressão artística têxtil e uma das bases do desenvolvimento da by Kamy.

As senhoras tinham teares em casa, em fazendas, tudo caseiro e manual, atravessando gerações. Pode ser simples, mas tudo é muito bem feito e elegante, até porque a tecitura nesta tradição até hoje é vista como um momento de descanso e lazer, o que faz com que nada seja feito com pressa levando uma atenção ímpar aos detalhes.

A correria das grandes cidades levou ao êxodo destes artistas para o interior para criarem teares e tapeçarias com a calma e simplicidade necessária, em busca de um cenário de montanhas, casinhas, animas e vegetações tão bem retratado por Tarsila do Amaral© em suas obras.

A ‘corrida para o interior’ resultou, entre outras coisas, na Semana Criativa de Tiradentes, um festival anual que reúne criativos e trend hunters para repensar, trocar conhecimento, discutir, produzir e estimular o empreendedorismo através do design e da arte. É tipo de evento que torna indispensável colocar no seu roteiro de viagem uma visita às cidades históricas de Minas.



Novidade na by Kamy | Tapeçarias assinadas por Carolina Kroff exaltam a técnica brasileira de tecitura


O que achou desta viagem pelo mundo que forma a by Kamy? Cada coleção criada pela marca valoriza a regionalidade, a técnica, a cultura e a qualidade dos materiais e acabamentos de cada região do mundo. O Brasil é o nosso norte criativo, mas o mundo é a nossa fábrica!

Whatsapp