Sala de Jantar: dicas para escolher o tapete ideal
Ao passarmos mais tempo em casa, começamos a reparar ainda mais na importância dos ambientes na convivência e bem-estar das pessoas que lá vivem. Já destacamos aqui no Blog da by Kamy a relevância da sala de estar/living, um ambiente que resume muito bem o que é viver e estar em uma casa.
Hoje queremos destacar a sala de jantar, que por muito tempo viveu sob o estigma de desempenhar uma única função, a de apoiar as refeições de rotina de casa e/ou ao receber amigos e familiares.
Cada centímetro de um lar é valioso demais para desperdiçá-los em ambientes que cumprem funções isoladas ou sazonais, especialmente nos maiores, deixando de tirar proveito de um privilégio de espaço que muitos só podem sonhar em ter.
Sala de jantar assinada pelas arquitetas Camila Corradi e Thati Mello (@corradimello), com o tapete Pitágoras 1 Mix Light Grey da by Kamy (Foto: Evelyn Müller)
A sala de jantar nesses nossos novos tempos que vivemos é multifuncional – se tornou também um espaço importante e bem projetado para acolher as pessoas, não só para refeições, mas também para trabalhar, estudar, jogar, conversar e interagir, algo que realmente não mudará nunca.
A Sala de Jantar sempre é projetada próxima a cozinha, algo obvio... para não atravessarmos ambientes seja sala, varanda ou hall, com as travessas quentes na mão. E dessa maneira a sala de jantar sempre se torna uma extensão da cozinha. O complemento físico que separa o preparo do deleite, o local em que o sabor reina e acontece.
Não à toa é comum ouvir nas mesas de jantar por aí sempre que a refeição é servida: “fecha a porta da cozinha!”, uma expressão aparentemente simples, mas que simboliza a importância de se desconectar da ‘bagunça’ no preparo da refeição, despreocupando-se o suficiente para apreciar o que está sendo servido e o momento que está prestes a acontecer.
Sala de jantar assinada pelo arquiteto David Bastos (@dbarquitetos), com o tapete Nylon Design Stivoli Branco-Azul da by Kamy (Foto: Kadu Lopes)
Dicas para acertar na escolha dos tapetes para a sala de jantar
Sala de jantar assinada pelo arquiteto Robert Robl (@robertrobl), com o tapete Morgana Salvia da by Kamy (Foto: Marco Antonio)
A sala de jantar é marcada como um espaço da casa, mas também como uma sala de integração com a varanda, com o living, exatamente para que a recepção e o bate papo tenham continuidade após a refeição.
A integração também acaba sendo uma necessidade principalmente em projetos menores, como os apartamentos pequenos. Nos studios, onde os ambientes são únicos e integrados, usa-se tapetes para cumprir a função de delimitar os espaços.
Seja qual for o tamanho, é importante que a sala de jantar seja antes de mais nada funcional e prática além de imprimir a personalidade, o estilo e o gosto dos moradores da casa. Um erro comum aqui é suprimir seus gostos e desejos para o ambiente no intuito de impressionar as visitas.
Sala de jantar assinada pelas arquitetas Mirella Pimenta e Flávia Magalhães (@miraarquitetura), com o tapete Zili White da by Kamy (Foto: Arthur Passos)
Além do grande risco de não cumprir esse propósito, você pode acabar com um ambiente totalmente desconectado do restante da casa, algo que pode se tornar cansativo e enjoativo ao passar dos anos. Deixe a personalidade fluir na sala de jantar e reserve o encanto às visitas para o conforto, aconchego, refeições e o papo – que é o que, de fato, torna essas experiências únicas.
Embora algumas pessoas ainda acreditem no contrário, os tapetes são, sim, muito bem-vindos na sala de jantar. Para não errar, é preciso estar atento a três características dos tapetes: a composição, o formato e o tamanho.
Sala de jantar assinada pela arquiteta Natasha Pirondi (@naparquitetura), com o tapete Kilim Acrópole Off White-Rust da by Kamy (Foto: Natasha Pirondi)
O tapete ideal para sala de jantar é aquele que tem espessura fina, pelo baixo e seja fácil de limpar. Esses atributos tornam os tapetes persas, orientais, kilins e sintéticos como o Revolution® como alguns dos modelos mais recomendados. São tapetes resistentes, que não enroscam com os pés das cadeiras e podem ser limpos com facilidade, além de agregar conforto térmico e acústico.
Tenha cuidado com mesas cuja base é de mármore ou ferro. O excesso de peso vai limitar as chances de movimentar regularmente o tapete, danificando o local de contato entre a base e o tapete. Por isso não é aconselhável tapetes de pelo alto, pois o peso da mesa e até mesmo os pés da cadeira ficarão marcados.
O formato do tapete deve, preferencialmente, acompanhar o formato da mesa, portanto evite colocar tapetes redondos com mesas quadradas ou retangulares. Mas um tapete quadrado pode estar debaixo de uma mesa redonda.
Outra situação que acontece muito em sala de jantar maiores é usar duas mesas quadradas. Neste caso, pode-se usar um tapete retangular grande ou dois quadrados.
Essa orientação sobre o formato tem relação com tamanho do tapete, pois é preciso respeitar uma margem de pelo menos 1 metro entre a borda da mesa e a do tapete, conforme a figura abaixo:
Se o tapete é menor que o adequado ou não tem um formato compatível com o da mesa, aumentam as chances de, em algum ponto, as cadeiras ficarem muito próximas ou até com parte dos pés fora das bordas, o que pode causar acidentes. Essa margem ajuda inclusive a destacar as barras dos tapetes, valorizando-as no visual do ambiente.
Se o ambiente é grande, use e abuse de tapetes grandes e com bordas: eles emolduram a mesa de jantar compondo bem os ambientes. Uma alternativa para não isolar os buffets em salas ainda maiores é comprar um tapete oversize que seja capaz de cobrir não só a área da mesa de jantar, mas toda extensão até o buffet. Outra boa dica é usar uma passadeira entre a mesa de jantar e o buffet/aparador, harmonizando o caminho para entre o se servir e se sentar mesmo se ele for estreito, conforme a figura abaixo:
Um local sagrado!
Enfim... A sala de jantar é um lugar de culto, onde o ato de se reunir em volta de uma mesa e se compartilhar a comida, saboreando-a, é uma experiência que envolve todos que ali estão. Tem de ser importante o suficiente para privilegiar a sensação de amor e prestígio de estar em família e amigos! Aproveite cada momento nela!
Santa Ceia, de Leonardo da Vinci: a mesa de sala de jantar mais famosa do mundo.
E agora, respondemos a sua pergunta?
Usar ou não tapete na sala de jantar?
Simmmm, use e abuse!
Ficou bem mais fácil decorar a sala de jantar com essas dicas, não é mesmo? Confira uma seleção de tapetes da by Kamy que podem ser usados na sala de jantar e anote na agenda: neste domingo (16) teremos um IGTV especial sobre o assunto no Instagram da by Kamy (@bykamy)!